Princípio

A Arquitetura é a arte da criação de um ambiente confortável ao ser humano. Ela trata da organização do espaço e seus elementos para alcançar tal fim. Sendo assim, tenho como base para meus estudos a grande obra de Deus: nosso universo. Local em que a luz está distribuída da melhor forma: a terra e o sol estão justamente na relacão adequada para manter a vida! As diferenças de elevação do solo e de presença de água, tornam a camada terrestre diversificada e geradora de diferentes climas, formas de vida e ambiente. Torna o ambiente terrestre lugar único, e basicamente para abrigar-nos, seres humanos e animais. Como a maior das obras de arquitetura já foi feita, nosso trabalho, creio, seja interferir nela, preservando da melhor forma possível os recursos naturais na nossa revisão das necessidades humanas. Progredindo no conhecimento já adquirido por pessoas antes de nós, ampliando nossos conceitos de forma que alcancemos a plenitude de um olhar além dos horizontes! É isso aí!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VIK MUNIZ


Vik Muniz é um artista contemporâneo, escultor, pintor, desenhista e fotógrafo. É brasileiro nascido em São Paulo, em 1961.
Reside atualmente em Nova Yorque, onde desenvolve seu trabalho, que é usar de diversos materiais para compor arte. No início trabalhava com esculturas, então, começou a fotografá-las para imprimir ao público o melhor ângulo de visão de sua obra. À partir daí, percebeu que o material não era importante. Ele podia simplesmente fazer uma escultura, tirar uma fotografia e em seguida destruí-la para a construção de uma nova peça, para também ser registrada. A arte se eterniza na fotografia e através dela alcança os objetivos pretendidos.




Com a nova motivação da fotografia, começou a criar diferentes quadros e a registrá-los.
Vik Muniz se utiliza de meteriais perecíveis, pedras, linhas, terra, arame, e uma diversidade de outros objetos comuns ao nosso dia, porém utilizados para outros fins.
O interessante na obra desse artista é a visão que ele teve ao criá-las. Todas tem um motivo social ou democrático. Não deixa de ser também, uma crítica as formas de arte.
Uma série de obras interessantes por exemplo, são as imagens desenhadas com arame. O intuito do artista, foi compará-lo ( o arame) a um mal ator, que apesar de estar representando um personagem, você sempre consegue enxergá-lo em cena.



Na Primeira visão parecem simplesmente linhas e um desenho de grafite, mas na aproximação se percebe o material utilizado. O que demonstra também que possuímos diversos meios de fazer arte. E que uma obra de arte não precisa ser baseada num padrão.
Parte de uma obra feita com diamantes
         
Obra feita com brinquedinhos de criança
Partes de computador, mostrando as diferencas mundiais
Uma coisa que achei muito interessante observando as obras de Vik Muniz, é que à partir de um certo tempo, ele inicia um trabalho no solo. Linhas enormes que formam grandes desenhos, que podem ser vistos apenas do alto. Linhas como estas são encontradas no Peru, em Nazca, são feitas há muitos anos e ninguém sabe sua verdadeira origem, porque naquela época, qual seria o objetivo de linhas vistas do céu se não havia como registrar, fotografar, filmar? Essas linhas tem desenhos diversos. São figuras geo métricas e de animais, e a especulação é de que são feitas para orientações a espaçonaves extraterrestres. O que será que motivou Vik Muniz a fazer tais linhas?
Linhas de Vik Muniz
Linhas de Nazca

Nenhum comentário:

Postar um comentário